domingo, 23 de agosto de 2009

Encontro de Cuidadoras


Cuidar é Amar.
Amar é Cuidar.
O Cuidado: O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ATO, é uma ATITUDE. Abrange mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de desenvolvimento afetivo com o outro, a outra. A ATITUDE é uma fonte, gera muitos atos que expressam a atitude de fundo.
O cuidado é ainda algo mais que um ato e uma atitude entre outras. Para Heidegger (1889-1976), o cuidado se encontra na raiz primeira do ser humano, antes que ele faça qualquer coisa. E, se fizer, ela sempre vem acompanhada de cuidado e imbuída de cuidado. Significa reconhecer o cuidado como um modo de ser essencial. O modo-de-ser cuidado revela de maneira concreta como é o ser humano. Sem o cuidado ele deixa de ser humano. Se não receber cuidado, desde o nascimento até a morte, o ser humano desestrutura-se, definha, perde sentido e morre. O ser humano é um ser de cuidado, mais ainda, sua essência se encontra no cuidado. Colocar cuidado em tudo o que projeta e faz, eis a característica singular do ser humano.
Cuidado é também cura, amor, amizade. O cuidado surge quando a existência de alguém tem importância para mim. Passo então a dedicar-me a ele/ela; disponho-me a participar de seu destino, de suas buscas, de seus sofrimentos e de seus sucessos, enfim, de sua vida.
Cuidado significa então desvelo, solicitude, diligência, zelo, atenção, bom trato. A atitude de cuidado pode provocar preocupação, inquietação e sentido de responsabilidade.
O cuidado como modo-de-ser perpassa toda a existência humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores